19
Dez 07


Sinopse: Alex, um jovem skater de 16 anos, vê-se envolvido na morte de um segurança nas imediações do mítico Paranoid Park, o mais famoso skate park de Portland. A investigação policial começa e Alex decide manter o acidente em segredo.

 

Crítica:  Este é um filme do mestre Gus Van Sant, que funciona como um quebra-cabeças, contado pelo personagem principal, Alex, de forma não-linear. Este filme retrata, tal como Elephant, a juventude e os seus problemas e inconsciências.

Van Sant mostra também este filme com lamirés de documentário, apresentando alguns momentos quase que filmados com câmaras amadoras.

Esta história muito bem contada apresenta Alex, um adolescente que como muitos outros adora andar de skate, tendo como desafio ir até ao Paranoid Park, um mítico e famoso skate park. É nesse mesmo local que encontra as pessoas erradas, cometendo um erro tremendo e optando por fugir... lutando sempre contra a sua moral e o enorme dilema que assola a sua mente.

Van Sant filma num ritmo lento, mostrando Alex a andar pelos corredores da escola, ao jeito de um dos seus filmes anteriores, Elephant. Este é um filme que se torna intrigante, com pormenores revelados  a pouco e pouco ao longo da história, acabando por haver momentos que nos fazem entender o que se havia dito ou feito em cenas anteriores.

No entanto, este filme não consegue ser um dos melhores de Van Sant pois necessita de explicar todos os pormenores e dar demasiada informação, deixando no fim um sabor um tanto ou quanto amargo, porque ao preocupar-se com descriçoes demasiado detalhadas, perde no final, onde fica tudo um pouco... no ar, sem se entender muito bem, deixando quase que uma mensagem errada das atitudes a tomar, embora Van Sant também não pretenda ser moralista...

No entanto, há algo no final que acaba por não tornar este num dos melhores filmes do ano e do próprio Van Sant...

publicado por FV às 22:10

Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12

16
17
20
21

23
25
26



pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV