27
Mar 08

Espionagem e suspense em plena guerra-fria. Na encapotada luta pela conquista do espaço todas as armas valem. Jogando com a mente e a manipulação da memória dos cientistas americanos, as forças os russas planeiam sabotar o lançamento do primeiro satélite americano, o Sputnik I. Claude Lucas é um desses cientistas com apenas quarenta e oito horas para vencer a amnésia e salvar o país do desastre.

 

 

Imaginem que um dia acordam numa estação de comboios, vestidos de vagabundos e a única pessoa que parece saber alguma coisa é um vagabundo que estava ao lado, sem se lembrarem do que aconteceu, de quem são, ou como é que foram ali parar. Tudo na vossa mente é uma amálgama de ideias e de algumas memórias dispersas.

Sem memória e sem identidade, esta é a história de Claude Lucas, um cientista envolvido no lançamento do primeiro satélite Americano, o Sputnik I, momento crucial para os Americanos não perderem a “guerra” pela conquista do espaço para os Soviéticos. Vendo a sua vida desmontada e a vida dos que o rodeiam, Lucas está envolvido no centro de uma maquiavélica conspiração.

Esta história é nos contada em duas partes: O presente (Janeiro de 1958, dois dias antes do lançamento do foguetão americano) e o passado (Dezembro de 1941, ano em que Lucas e os seus amigos que estudavam em Harvard foram recrutados para a Segunda Guerra Mundial).

Muito centrado na Guerra-fria e num enredo de espionagem, Ken Follett consegue neste livro manter uma grande agilidade entre o suspense, a sólida construção de personagens e os intricados enredos, como já tinha comprovado em obras anteriores.

O facto do livro estar dividido em dois períodos de tempo distintos, torna-o um pouco confuso inicialmente, mas depressa se torna empolgante.

Para escrever este livro, Follett afirma ter como ponto de partida os dossiers secretos da CIA que relatavam, em plena corrida para a conquista do espaço, a investigação de drogas que permitiam controlar a mente e apagar a memória das coisas. É neste estudo, que provoca a súbita amnésia de uma das pessoas mais importantes para o sucesso do projecto espacial americano, que o leitor é lançado para o enredo em que os interesses do país, as amizades, o amor e a traição são os pontos chave.

publicado por AS às 14:42

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
14

16
18
19
21

24
25

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV