02
Jun 08

 

 

Sinopse: Um tesouro pelo qual vale a pena matar. Sam Spade, um detective privado já curtido pelo tempo, com o seu solitário código de ética. Um bizarro ladrão chamado Joel Cairo, um homem gordo que dá pelo nome de Gutman e Brigid O'Shaughnessy, uma bela e traiçoeira mulher cuja lealdade muda com um tilintar de moedas. Estes são os ingredientes da melhor obra da brilhante ficção policial de Dashiell Hammett, uma novela que seduziu gerações de leitores.

 

Esta história, originalmente intitulada de The Maltese Falcon foi editada pela primeira vez em 1930, na revista Black Mask, e é considerada uma das obras primas de Dashiell Hammett. O personagem principal, Sam Spade, aparece apenas nesta história e em mais 3 short stories menos conhecidas. No entanto este personagem teve um papel importantíssimo na definição do estilo de detective e género literário Hard-Boiled, e que serviu de inspiração a Raymond Chandler, contemporâneo de Hammett, e ao seu famoso personagem Philip Marlowe.

Em 1930, quando esta história foi publicada pela primeira vez, Hammett era apenas mais um escritor a soldo da revista Black Mask, que publicava histórias negras de crime, violência e sexo. Hammett era veterano de guerra, ex-investigador e membro do partido comunista americano, apropriou-se de maneira instrumental do estilo Hard-boiled, recorrendo a este para retratar, de forma seca e directa, a sociedade americana.

Sam Spade foi o grande critico da sociedade, visto que o que interessava a Hammett era o confronto entre o poder e a corrupção e o sentido de justiça do indivíduo solitário, que apesar de todas as contrariedades luta fervorosamente por um mundo melhor, ou pelo menos, um em que as desigualdades e os crimes dos poderosos possam ser travados.

Spade embora aparente ser alguém cínico e amoral, é na verdade uma espécie de justiceiro por conta própria, capaz de resistir a todos os poderes instalados, começando pela policia, e luta por uma causa que não compartilha com ninguém e na qual acredita instintivamente.

E é dentro deste contexto que Spade circula, entre uma mulher fatal, Brigid O’Shaughnessy, um ladrão de nome Joel Cairo, Gutman que é o estereótipo da ganância e falta de ética, e uma estátua de um falcão. O que terá esta estátua de especial para provocar o interesse de tanta gente?

O Falcão de Malta tornou-se rapidamente numa referência de vários escritores, entre eles Raymond Chandler e, muitos anos depois, veio a ser exemplo da grande novela americana.

 

publicado por AS às 23:24

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV