26
Fev 12

 

Pearl Jam Twenty é um documentário realizado por Cameron Crowe acerca dos 20 anos de carreira dos Pearl Jam (PJ).

Nascidos das cinzas dos Mother Love Bone, após a morte do seu vocalista Andrew Wood, os Pearl Jam tornaram-se numa das bandas mais marcantes do fenómeno Grunge, nascido em Seattle, no início da década de 90.

Lembro-me de, quando TEN foi lançado e as nossas rádios foram bombardeadas com músicas como Alive, Even Flow e Jeremy, essas músicas passaram a fazer parte do meu quotidiano. Não passou muito tempo, até haver uma cópia em vinil lá por casa. Portanto, de alguma forma sinto que os PJ fizeram parte do meu crescimento, e até mesmo da minha vida.

Mas voltando ao documentário, é impossível falar dos Pearl Jam sem referir os Mother Love Bone, o tributo prestado a Andrew Wood com os Temple of the Dog, onde participa o amigo Chris Cornell dos Soundgarden, à guerra com a Ticket Master, o porquê de a determinada altura não recorrerem a telediscos para promoção dos álbuns, até à tragédia no festival Roskilde, em 2000, na Dinamarca, onde morreram 9 fãs que estavam na primeira fila.

Todos estes aspectos e muitos outros são referidos no documentário, e ajudam os fãs a perceber o porquê dos Pearl Jam estarem “vivos” ao fim de 20 anos de carreira.

Um dos aspectos que sempre admirei nos Pearl Jam foi o respeito e até alguma proteção que sempre demonstraram ter pelos seus fãs, quando isso até lhes podia ser prejudicial financeiramente. Por exemplo, a tragédia de Roskilde marcou-os de tal forma que equacionaram a hipótese de acabarem. Aliás, segundo os próprios, existem uns Pearl Jam Pré e Pós Roskilde. Ao invés de acabar, fizeram aquilo que melhor faziam, escreveram uma música, Love Boat Captain, do álbum Riot Act, onde referem a tragédia dizendo: "Lost nine friends we'll never know... two years ago today." Sempre que esta música é cantada em concertos, Eddie Vedder muda a letra, referindo o número de anos que passaram desde a tragédia.

Portanto é com muito orgulho e com algum saudosismo à mistura que assisto aos 20 anos de uma das minhas bandas preferidas, e espero que os próximos 20 sejam recheados de sucesso e que me acompanhem em momentos tão marcantes na minha vida, como aconteceu nas primeiras duas décadas!

publicado por AS às 18:01

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
25

27
28
29


pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV