06
Mar 07

Tim Burton. Para qualquer cinéfilo este nome impõe respeito. Para os conhecedores dos seus filmes, tais como Nightmare Before Christmas (Estranho Mundo de Jack) ou Corpse Bride (Noiva Cadáver), todo o ambiente sinistro, carregado de horror e fantasia é familiar. Nos filmes, todo este contexto sinistro é fascinante porque desperta em nós sensações antagónicas, que alternam entre a repulsa e a atracção.


Tanto em Nightmare Before Christmas como em Corpse Bride, recheados de cenários negros, cadavéricos ou tumulares, descobrimos a vida ou a beleza improvável, através destes cenários taciturnos, Tim Burton satiriza os valores da sociedade. Agora imaginem todo estes elementos que tanto nos fascinam num livro de poemas! Sim, o Tim Burton escreveu um livro de poesia, mas atenção que este não é um livro qualquer. Através de pequenos contos em verso, é nos desvendado um universo de estranhas criaturas, aliando o onírico ao macabro, personagens estes que são crianças enternecedoramente desajustadas, que se tornam em desculpa para o mau ambiente familiar e, que acabam muitas vezes por ser renegadas pelos progenitores. Infelizes, tristes por serem alvo de tal distinção, esforçam-se por ser amadas neste terrível mundo cruel.


Este livro é composto por 23 histórias de humor sinistro, ilustradas a caneta, lápis e aguarela, em que as personagens, heróis com corpos deformados e hábitos invulgares, projectam os nossos próprios sentimentos de alienação, fazendo-nos rir de uma infância que julgamos ter deixado para trás, provocando em nós uma simpatia e identificação com as mesmas.


Independentemente das sensações que este livro possa despertar, estamos perante (mais) um excelente trabalho da imaginação indistinguível de Tim Burton.

E posto isto “deixo-vos” com uma pequena história:


O Rapaz com Pregos nos Olhos


O Rapaz com Pregos nos Olhos

montou a sua árvore de metal.

Parecia muito estranha porque

ele realmente via mal.

publicado por AS às 23:15

Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16

18
19
22
24

25
26
28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV