10
Out 06



2003…

 No meio de experimentalismos líricos e emergências rock, surge um estilo punk-do-it-yourself. Das cinzas deste espírito, desta garra, pelas sombras da cidade, por entre viagens subterrâneas, surgem os Linda Martini. Trazem três guitarras – Sérgio, Pedro e André –, baixo – Cláudia –, bateria – Hélio –, voz – André –, samples, melódica, harmónica e o que mais ditou a ocasião. Única premissa na casa de partida: suar e cantar em Português. A primeira maqueta surge algures entre 2004 e 2005. O albúm - Olhos de Mongol - está p'ra breve...

    É com esta premissa inicial, que surge este projecto, uma verdadeira lufada de ar fresco na música nacional. Vindos de um estilo mais hardcore ou punk, surge esta mudança para um estilo totalmente diferente, inovador e marcadamente instrumental – não fosse terem também 3 guitarras! Mas existe outra razão para esta primazia ao instrumental. Tal como dizem os elementos da banda, “ (…) a voz é mais um elemento, que tenta de alguma forma ilustrar o instrumental, preenchendo alguns espaços e silêncios. (…) ”.

    Há quem os compare a Pluto, Ornatos Violeta e Toranja, o que a banda nega, referindo que apenas surgem essas comparações devido à voz e sobretudo, por cantarem em português. “Se pegarmos nas mesmas melodias que temos e cantarmos em inglês ninguém vai buscar esses nomes!” referem.

    Quanto à escolha de cantarem em português, foi algo que surgiu naturalmente. Como dizem “Tu pensas em português, falas em português, sonhas em português, faz todo o sentido!"
    
      Inspirados no dia-a-dia bem como nos “vícios” literários e cinéfilos compõem explosões líricas fantásticas e brilhantemente coesas. É interessante notar que metade da maqueta seja simplesmente instrumental porque as músicas são de tal modo sólidas que tudo nos parece estar constantemente no seu devido lugar. Amor Combate e Lição de Voo nº1 soam-nos tão coesas como as instrumentais Este Mar e Efémera.

    Nesta ocasião seria cliché afirmar que os Linda Martini são uma lufada de ar fresco mas a verdade é que Linda Martini são, neste momento, o próprio ar do qual muitas outras bandas se irão alimentar, como já é costume acontecer quando alguém proporciona uma tal vaga de originalidade.

publicado por FV às 18:18

Linda Martini é muito fixe. E de facto parece-me um projecto bastante interessante. Resta esperar pelo álbum já não deve tardar.
AS a 10 de Outubro de 2006 às 18:22

Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV