Depois da reedição do seu livro de poemas Sífilis Versus Bílitis, foi lançada a obra Líricas Come On & Anas, esta última reúne o melhor do trabalho de Rui Reininho e da sua banda, os GNR, dando a conhecer ao leitor a sua biografia, através duma diversificada reprodução de fotografias e recortes de imprensa, e desta forma, prestando a homenagem aos 25 anos de carreira duma das maiores bandas do panorama musical nacional, e do vocalista que lhe trouxe o sucesso, que irá ficar na história – Rui Reininho.
É uma espécie de viagem a todas as mudanças que o 25 de Abril trouxe ao nosso País, visto pelos olhos de alguém que viveu tudo isto de uma forma muito própria, através de um diário que é composto por recortes de jornais e revistas, que falam de cada uma das fases pelas quais passaram os GNR, desde o seu inicio, passando pela saída de Alexandre Soares e Vítor Rua, com quem houve conflitos, até à consagração do seu trabalho com os álbuns In Vivo e Rock In Rio Douro.
Aquilo que sempre foi evidente em Rui Reininho e que distinguiu os GNR de todas as restantes bandas foi a qualidade da escrita de Rui, que sempre revelou uma cultura literária (e não só) vastíssima, nunca se imiscuindo de fazer uso dela nos seus jogos complexos de palavras, algo que acabou por se tornar a imagem de marca do Grupo Novo Rock. É através deste livro que conseguimos fazer algumas associações presentes nas letras, e que intrigaram muitos dos fãs da banda. Será que é desta que sabemos quem é a Ana Lee?
Quem não gosta de GNR, depois de ler este livro, provavelmente vai continuar a não gostar, até porque este livro não contém nenhuma fórmula instantânea nem nos decifra o que está por detrás da personalidade de Rui Reininho, nem nos explica as letras que escreve. No entanto, aguça-nos a curiosidade para saber se ele seria capaz de trocar os palcos pelo candeeiro da secretária, e se aventurasse pelos caminhos da escrita, ou mesmo continuando o trabalho com os GNR, que tipo de histórias seria capaz de escrever?
Muitas perguntas ficarão sempre por responder bem como as letras dos GNR continuarão a ser um jogo de palavras constante, mas vendo bem as coisas, é esta a imagem de marca e o porta-estandarte do Grupo Novo Rock, que nunca quis cair em clichés.
Resumindo, Líricas Come On & Anas é ideal para coleccionadores, e para os fãs mais fervorosos da banda, não para quem não conhece o trabalho duma das bandas mais influentes no nosso panorama musical!