21
Out 07

Biografia


Os Garbage são uma banda Rock formada em 1994 em Winconsin, que começou quando Butch Vig, produtor de álbuns tais como Nevermind dos Nirvana e Siamese Dream dos Smashing Pumpkins, decidiu que queria voltar a ter uma banda. Então juntou-se aos colegas, também produtores, Duke Erikson e Steve Marker, com quem já tinha tocado em projectos como os Spooner e os Firetown. Quando Steve Marker viu Shirley Manson na MTV, no vídeo de Suffocate Me, com a sua banda Angelfish, convidaram-na para uma audição, e ao final de duas audições, ficou como vocalista da banda. O nome Garbage, segundo consta, foi escolhido antes de Shirley se ter juntado à banda, quando Pauli Ryan e Butch Vig estavam a trabalhar num remix para os Nine Inch Nails, em que ele disse que “it sounded like garbage”.

As letras emocionais e cheias de raiva sempre contrastaram com o estilo Pop-Rock Alternativo da banda. Os Garbage sempre utilizaram muitos samples, loops electrónicos, alguns sons Grunge, e vários outros efeitos para produzir faixas melodiosas e marcantes, das quais se realçava a voz subtil e envolvente da vocalista escocesa Shirley Manson. Claro que o facto dos Garbage serem composto por três produtores musicais fez com que o resultado deste projecto fosse de grande qualidade.

Os Garbage lançaram uma série de singles de sucesso entre 1995 e 1996, culminando no hit Stupid Girl. O álbum de estreia, Garbage, foi um autêntico sucesso de vendas, vendendo mais 5 milhões de cópias e atingiu a dupla platina no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália. Em 1996 um destes singles, #1 Crush foi editado para fazer parte da banda sonora de Romeu e Julieta. Os Garbage passaram dois anos em estúdio a trabalhar no seu 2º álbum, e quando Version 2.0 é lançado em 1998, atingiu o topo dos charts no Reino Unido e atingiu o 13º lugar nos estados Unidos. O álbum foi nomeado para dois Grammys, nas categorias de Álbum do Ano e Melhor Álbum Rock, e vendeu mais de 5 milhões de cópias. Em 1999, a banda compôs o tema The World Is Not Enough para a banda sonora de James Bond. Nesse ano, os Garbage também viram a sua canção When I Grow Up na banda sonora de Big Daddy.

Após terem novamente passado alguns anos em estúdio, a banda lançou em 2001 o seu 3º álbum, BeautifulGarbage. Se por um lado este representava uma sonoridade mais madura e eclética da banda até à data, por outro não teve o sucesso comercial esperado. Nenhum dos singles entrou nos tops nos Estados Unidos, e os 4 singles lançados no Reino Unido só chegaram ao Top 30. Mesmo assim, o álbum ainda conseguiu atingir o 6º lugar no Reino Unido e o 13º nos Estados Unidos, apesar de rapidamente ter caído várias posições. Apesar das vendas não terem corrido como previsto, a tournée de promoção correu bem, tanto nos Estados Unidos como na Europa.

Em Abril de 2005, os Garbage lançaram o seu 4º álbum, Bleed Like Me que chegou aos tops em vários países, atingindo o 4º lugar nos Estados Unidos, e o single de estreia Why Do You Love Me foi um êxito. O álbum, que originalmente era para se chamar Hands on a Hard Body, chamou-se Bleed Like Me porque, segundo Shirley Manson, melhor descrevia a dinâmica imposta pela banda que sucedeu um período de grande tensão e crise em Outubro de 2003. Manson disse também, que Bleed Like Me era mais Hard Rock e representava um regresso às origens, facto que agradou a maioria dos fãs.

No final de 2005, começaram a surgir rumores de que a banda iria acabar, facto que foi posteriormente desmentido no site oficial, mas confirmou que os Garbage iam fazer um interregno por tempo indefinido.

Em Maio de 2006, a banda confirmou que estava a preparar um Greatest Hits, um B-Sides, um DVD com a tournée de Bleed Like Me, e um DVD com os vários vídeos.

O Greatest Hits, Absolute Garbage foi lançado em Julho de 2007, contendo alguns remixes das suas canções feitos por outros artistas e o single Tell Me Where It Hurts.

Os Garbage fazem canções há mais de uma década, e venderam mais de 14 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo os mais de 4.7 milhões e os 500 mil vendidos na Austrália.

Discografia

Garbage (1995)

Version 2.0 (1998)

Beautiful Garbage (2001)

Bleed Like Me (2005)

Absolute Garbage (2007)

publicado por AS às 14:19

Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12

14
16
17
18
19

22
23
25
26

28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV