Beautiful Garbage (2001)
|
Lista de Músicas 1 Shut Your Mouth 2 Androgyny 3 Can't Cry These Tears 4 Til the Day I Die 5 Cup of Coffee 6 Silence Is Golden 7 Cherry Lips (Go Baby Go!) 8 Breaking Up the Girl 9 Drive You Home 10 Parade 11 Nobody Loves You 12 Untouchable 13 So Like a Rose |
Em 2001, ano em que os Garbage lançam o seu 3º álbum de originais eles eram uma banda de veteranos, desde a vocalista aos três especialistas e produtores que, neste caso eram os músicos. Devido a todas as suas experiências e sonoridades influenciadas pelo Rock Alternativo da década de 80, trouxeram aos anos 90 o melhor deste, surgindo no momento certo para que a sua música fosse moderna e reconhecida. Na construção da sua sonoridade, os Garbage, desde o início, conscienciosamente pegaram em elementos de Trip-Hop, Indie Rock, entre outros, tudo o que considerassem sonoramente interessante, era reunido com habilidade e com uma visão comercial bastante apurada.
Por tudo isto, aliado à necessidade de não criarem um álbum igual aos seus antecessores, os Garbage, neste Beautiful Garbage fizeram um corte com a sonoridade anterior, onde encontramos uma aproximação a vários estilos musicais, principalmente R&B como é o caso de Androginy, ou ao New Wave de Cherry Lips (Go Baby Go!), ou às influências de Blues de Silence is Golden. De facto, Beautiful Garbage é um álbum muito mais POP, versátil e variado que os anteriores, mas o corte com aquilo que tinha sido feito anteriormente foi de tal forma radical que não agradou a uma grande maioria dos fãs, e isso reflectiu-se nas vendas, que ficaram muito aquém das expectativas. É um álbum com bons momentos, como Can’t Cry These Tears, Cup of Coffee e Drive You Home, que é, provavelmente uma das melhores canções compostas pelos Garbage. Mas o que Beautiful Garbage tem de bom também tem de mau, sendo capaz de variar entre os melhores momentos dos Garbage e faixas como Parade ou Till the Day I Die, que não conseguem convencer, e são desprovidas de nexo, fazendo com que aquilo que inicialmente era uma boa ideia, não trouxe os resultados necessários, chegando a por em causa o trabalho de uma banda, que até então, tinha um percurso excelente!