Ano Novo, tempo de balanços…
Vamos iniciar este ano com uma espécie de “Top Ten” dos filmes que vimos no cinema e que estrearam em 2006 em Portugal.
Como é a nossa iniciação por estas andanças foi-nos bastante complicado optar, dada a qualidade do cinema neste ano, na nossa opinião.
Estamos a avançar para anos bastante proveitosos na 7ª arte…
Como tal, algumas das posições estão repartidas por 2 filmes, dado que foi-nos muito difícil escolher e não queríamos deixar de fora os filmes que preferimos, ficando no entanto a nota de que muitos mais poderiam ainda ter entrado nesta lista mas não a quisemos também alongar em demasia.
Syriana
| Munich Em “Munich” seguimos os eventos ocorridos nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, quando um grupo de terroristas intitulado Setembro Negro fez refém 11 atletas israelitas. |
Brokeback Mountain
| The Black Dahlia Há um crime que está a agitar a Hollywood dos anos 40. Elizabeth Short, actriz de série B, foi encontrada brutalmente assassinada. O detective Bucky Bleichert e o seu parceiro, Lee Blanchard, começam a investigar o caso. Cedo se apercebem que muito mais do que esperavam está em causa, nomeadamente corrupção e negócios ilícitos que ensombram o próprio departamento da polícia. Inspirado em factos verídicos. Com Josh Hartnett, Scarlett Johansson, Hillary Swank, Aaron Eckhart, Mia Kirshner. |
Inside Man Denzel Washington, Clive Owen e Jodie Foster juntam-se neste thriller para explorar o fascínio do poder, a fealdade da ambição e o mistério de um assalto perfeito. Nos primeiros minutos da história assistimos impávidos, mas nunca serenos, ao assalto a um banco brilhantemente orquestrado – sendo para isso utilizados como reféns todos os presentes na instituição bancária. Logo depois, a acção volta-se para a resposta policial, havendo um maior destaque para a presença de Denzel Washington e Chiwetel Ejiofor como os líderes e negociadores com os assaltantes. |
Derailed
| A History of Violence A History of Violence adapta a novela gráfica da linha Paradox Graphic Mystery, cujo segundo livro “Road To Perdition” já foi adaptado ao cinema por Sam Mendes. “A History of Violence” dá-nos a conhecer a história de Tom McKenna (Viggo Mortensen), um homem pacífico e calmo que vive com a família numa pequena cidade. No entanto, Tom acaba por se transformar numa figura da ribalta, após assassinar em legítima defesa dois criminosos no seu restaurante. De repente, Tom transforma-se um ídolo para as gentes da pequena localidade e é confrontado com um homem que insiste em afirmar que ele foi um antigo membro do seu bando. |
Little Miss Sunshine
| The Departed A acção de "The Departed: Entre Inimigos" ocorre em South Boston, onde a polícia federal trava uma guerra contra o crime organizado.O jovem polícia Billy Costigan (DiCaprio) é infiltrado no bando de Costello (Nicholson), um chefe da Máfia local. Enquanto Billy ganha a confiança de Costello, Colin Sullivan (Damon), infiltrado na polícia como informador de Costello, ascende a uma posição de poder na Unidade Especial de Investigação. |
Babel
“Babel”, um filme que promete uma vertigem de emoções, lá desde o alto da torre Babilónica contemporânea… a compreensão humana… |
Match Point
|
Children of Men 2027. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faren é um homem bem sucedido na vida, ocupa um cargo importante, tem amigos poderosos e consegue andar na rua e sentir-se seguro. Mas é sozinho e sombrio, de uma forma como apenas Clive Owen consegue ser, esbanjando charme mesmo com umas olheiras profundas e um semblante carregado – apesar do bom desempenho de todos os actores secundários, torna-se claro que o filme "é dele". A acção começa rapidamente. Theo é raptado por um grupo de activistas que ainda acredita que vale a pena lutar apesar de não haver futuro (literalmente, repito). O seu objectivo é conseguir condições de vida justas aos milhões de emigrantes que povoam a Grã-Bretanha e que são tratados como animais e criminosos. Os "Fisches", nome do grupo, são liderados por Julian Taylor (Julianne Moore), mulher que mantém uma estranha relação de confiança com Theo, e que o solta logo após ele se comprometer a ajudá-los: Theo deve arranjar um livre-trânsito para uma criança clandestina muito especial. É à volta desta criança que o resto do filme se desenrolará, pois ela não é outra senão aquela que pode vir a salvar a humanidade. A primeira, em 18 anos, a transportar um filho. Theo encontra a sua razão para viver, mais do que sobreviver os últimos anos que o esperam e vai empenhar-se numa cruzada solitária para salvar a vida da jovem Kee e a tão preciosa vida por ela transportada, abdicando da sua própria vida recatada e bem planeada. Para mostrar que afinal, ainda é possível um homem preocupar-se com o seu semelhante, mesmo que não saiba nada sobre ele. | The Illusionist Passado na Áustria de final de oitocentos, numa época em que o conflito entre crenças tradicionais e a “fé” na razão e no progresso estavam na ordem do dia, a história revolve em torno da figura que dá nome ao filme. O ilusionista é Eisenheim (Norton), um misterioso homem que deslumbra plateias com os seus truques e enfurece o príncipe herdeiro ao envolver-se com a sua noiva, o amor de infância do mágico. Unidos por uma paixão mas separados por condicionantes sociais e políticas, Eisenheim e a sua marquesa vão ser brutalmente separados o que acarretará uma vingança bem urdida por parte dele. |
Breakfast on Pluto
|
V for Vendetta
Baseado na novela gráfica criada por Alan Moore e David Loyd, “V for Vendetta” segue a história de um homem que se levanta contra um regime totalitário e tenta despertar toda uma população da sua apatia e conformismo. Este filme gerou alguma polémica um pouco por todo o lado. O especialista em cinema Jeff Giles (“Newsweek”) criticou a produção da obra por esta “pensar que terrorismo é sinónimo de revolucionário” e, acrescentou, “o filme contém diálogos que ofenderiam a qualquer um que não seja, digamos, um homem-bomba”. Outra das críticas que Jeff Giles desferiu foi contra a suposta superioridade moral atribuída ao herói do filme (“V”) e ficou profundamente irritado com o diálogo “explodir um edifício pode mudar o mundo”. Já a “Time”, através do seu crítico Lev Grosman, publicou um artigo com o nome “The mad man in the mask" (O louco mascarado) e questionou-se como um estúdio de Hollywood pode concordar em realizar um filme cujo protagonista é um bombista que tem como lema “destruir um prédio, pode mudar o mundo”. A verdade é que destruir um prédio, pode mesmo mudar o mundo (o que não significa para melhor). A verdade é que o medo instalou-se no mundo e nas pessoas, e naturalmente que há sempre quem vá longe demais na forma como resolver estas questões. E “V de Vingança” segue por essas linhas, caricaturadas e transformadas de forma hiperbólica num regime ultra fascista. Não convém porém esquecer, e à margem de todo o contexto político em seu torno, que “V de Vingança” tem uma forte componente de entretenimento, ou não se tratasse de um produto de cinema vendido em salas. Nesse aspecto, “V de Vingança” vence, mesmo sem o apoio do seu criador, que já nos habituou, do alto do seu pedestal, em criticar todas as suas obras adaptadas ao cinema. | Perfume: The Story of a Murderer Jean-Baptiste Grenouille nasce em circunstâncias pouco dignas, em 1738, no Mercado de Peixe de Paris. Em terna idade se apercebe de que é dotado de um olfacto bastante refinado. Na adolescência, e após conseguir sobreviver às criminosas condições de trabalho de uma tinturaria local, Grenouille inicia-se como aprendiz na perfumaria de Baldini. Rapidamente ultrapassa o mestre na arte de misturar essências, e estas tornam-se a sua obsessão – uma obsessão que o leva a afastar-se da companhia de outros seres humanos. Dominado pela ideia de preservar os aromas humanos, ele assassina, sem escrúpulos, jovens mulheres cujo cheiro peculiar chama a sua atenção. O drama adensa-se quando Grenouille se depara com a bela Laura, a qual se lhe apresenta como possuindo uma espécie de essência sobrenatural. Outros assassinatos inexplicáveis se sucedem e o pai de Laura, o nobre Richis, suspeita que a vida da sua filha está também em grande perigo. Um verdadeiro jogo de gato e rato entre o amor fraternal e a paixão mortal começa... |