05
Set 06



Depois dos concertos no pavilhão de Cascais (1996) e no estádio do Restelo (2000) os Pearl Jam regressaram a Portugal, desta vez para darem dois concertos (4 e 5 de Setembro) no Pavilhão Atlântico em Lisboa, promovendo o seu mais recente trabalho.
 

Foram duas horas de um concerto empolgante, com direito a dois encores, que vai perdurar na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de o presenciar. O público lotou o Pavilhão Atlântico e ovacionou o grupo de Seattle do primeiro ao último minuto. Os Pearl Jam entraram em palco com a versão reprise do tema Life Wasted. Logo de seguida, a descarga de energia impulsionada por Animal, Corduroy e World Wide Suicide iniciou o elo de ligação entre público e banda que se viria manter até ao final do concerto.

 

Este foi um concerto com muito mais garra que o do Estádio do Restelo, grande parte devido a Pearl Jam ser um álbum muito mais rock que Binaural, daí também possibiltar essa mudança e também devido à set list escolhida para este concerto ter assentado na sua maioria nas musicas mais rock, não tanto nas musicas mais calmas. De tal forma, que os Pearl Jam não tocaram nenhuma música dos álbuns No Code e Binaural. À semelhança do que aconteceu no Concerto no Rio de Janeiro (04/12/2005), Eddie Vedder dirigiu-se aos fãs num português esforçado (e com recurso a cábulas), relembrando as anteriores passagens por Portugal.

 

Even Flow foi um dos momentos altos do concerto com o público a cantar em uníssono a letra e o refrão da música. Mas os fenomenais solos de bateria de Matt Cameron e de guitarra de Mike McCready conseguiram transportar o tema para uma dimensão onde apenas o talento verdadeiro pode ser a base da música levada a sério.

 

Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town, Jeremy e Why Go, com o público a cantar em uníssono fecharam uma sequência de ouro para o primeiro encore da noite.

 

Nesta altura, a coesão da banda, o talento musical aperfeiçoado ao longo dos últimos 15 anos, o divertimento em palco, a música pela música, a partilha de ideias e emoções e o sentido crítico apurado foram apenas alguns aspectos que ficaram bem visíveis na actuação do colectivo de Seattle, mostrando assim que continuam muito fieis a si próprios e ao que são, bem como aos seus fãs.

 

Um dos momentos mais surpreendentes da noite foi quando Eddie Vedder surgiu no Centro do Pavilhão, fora do palco principal, e no meio do público, num pequeno palco improvisado para cantar Last Kiss. Ao regressar ao palco principal, a interpretação de Black foi um dos momentos mais altos de toda a actuação, não só pela intensidade com que foi interpretada, mas principalmente pela identificação com o público, havendo inclusivamente lágrimas nos olhos de alguns dos presentes. É uma música muito forte, sem dúvida alguma, principalmente, ao ser finalizada com as palavras We belong Together.

 

Para terminar esta sequência, Alive foi o hino à vida cantado pelos fãs até onde as cordas vocais aguentaram. (As minhas, nesta altura já não estavam na sua melhor forma).

Já com as luzes do recinto ligadas a banda interpretou mais alguns temas acabando a sua actuação em ambiente de "jam session", terminando, como não poderia deixar de ser com Yellow Ledbetter, que não sendo uma das melhores músicas dos Pearl Jam, resulta muito bem no culminar dos concertos, funcionando um pouco como “a cereja no topo do bolo”.

 

No final ficamos com a certeza que, passados quinze anos, os Pearl Jam continuam a ser músicos de corpo inteiro com muita alma e coração, mostrando uma dedicação cada vez maior ao seu trabalho e aos fãs que tanto os admiram.

publicado por AS às 14:52

Imagino...resta-me roer-me de inveja e esperar por um próximo
Frigo a 5 de Setembro de 2006 às 22:48

Eu estive no do Restelo e no do dia 4/09 e também gostei mais teste último. Além da referência que fizeste (e bem) ao diferente conteúdo dos dois álbuns, não sei se a qualidade de som no restelo foi a melhor já que era um espaço ao ar livre. de qualquer forma no dia 08/06 podemos tirar essas dúvidas. Eu deverei estar lá.
Anónimo a 15 de Fevereiro de 2007 às 10:34

Sem duvida um concerto para nao esquecer...
Estava a ler o texto e a identificar-me totalmente com o que tinhas escrito! Este ano ha mais!!
Excelente blog, parabens!

PearlJam Rules!
Mariana a 16 de Abril de 2007 às 17:21

Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
15
16

17
18
19
20
22

24
25
26
27
28
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV