03
Mar 08

                                                            

Sinopse: Em 1938, os japoneses ocupam a China. A jovem Wong Chia Chi (Tang Wei) junta-se ao grupo de teatro da sua universidade, que recorre a peças patrióticas para fazer frente aos ocupantes. Kuang Yu Min (Wang Leehom), o chefe do grupo, dá-lhes a missão de eliminarem Yee (Tony Leung), um alto funcionário chinês colaboracionista. Wong Chia Chi transforma-se na Senhora Mak, e infiltra-se na vida de Yee, primeiro ficando amiga da sua mulher (Joan Chen) e depois tornando-se amante de Yee. Mas nem tudo corre conforme se esperava.

 

Critica: Para criticar este filme, é necessário ter em conta que este é realizado por Ang Lee (O Tigre e o Dragão, Hulk, Brokeback Mountain). De regresso à China, Ang Lee realizou este Lust, Caution, uma história de espionagem, onde a dificuldade de aceitarmos as máscaras que criamos para nós próprios estão no âmago da história.

Este filme passa-se na China ocupada pelas tropas japonesas durante a 2ª Guerra Mundial. Wong Chia Chi é uma estudante universitária que é conduzida a seduzir um importante colaborador chinês. Mas esta relação acaba por se tornar numa dependência, não porque surja amor, é o lado físico, sexual e violento que define a relação entre ambos e que os torna cada vez mais dependentes um do outro. E se um dos elementos que tem sido criticado neste filme é recurso a cenas sexuais explicitas a verdade é que elas são necessárias para nos mostrar a intensidade da relação, funcionando como uma fuga ou punição de Wong Chia Chi pela personagem que acabou por criar.

A entrega ao lado carnal da relação, a importância que a luxúria e a volúpia do acto sexual vão tendo cada vez mais, chegando ao ponto de se tornar mais pesada que a própria máscara que carrega, até ao momento da confrontação com o objectivo da sua missão: eliminar Yee…

Com grandes valores de produção, inteligentemente utilizados, com dois actores em estado de graça, Tony Leung e a boa revelação que é Wang Tei, “Lust, caution” é um belíssimo filme habilmente dirigido por Ang Lee.
publicado por AS às 14:38

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
14

16
18
19
21

24
25

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
mais sobre mim

AS

FV